Por que a SpaceX de Elon Musk planeja destruir a Estação Espacial Internacional por $ 843.000.000 após astronautas da NASA ficarem presos?
Elon Musk, conhecido por suas ambições de transformar a humanidade em uma espécie interplanetária, está novamente no centro das atenções. Desta vez, o bilionário e fundador da SpaceX está envolvido em um plano audacioso: acelerar a “aposentadoria” da Estação Espacial Internacional (ISS). Em junho de 2024, a NASA contratou a SpaceX para construir uma nave capaz de desorbitar a ISS, com um valor de contrato que chega a US$ 843 milhões. O objetivo é garantir que a estação, que orbita a Terra há mais de duas décadas, seja trazida de volta ao planeta de forma controlada — e Musk quer que isso aconteça muito antes do previsto.
A ISS, um projeto conjunto de agências espaciais dos Estados Unidos (NASA), Rússia (Roscosmos), Europa (ESA), Japão (JAXA) e Canadá (CSA), foi lançada em 1998 e custou impressionantes US$ 150 bilhões na época — o equivalente a cerca de 292 bilhões em valores atuais, ajustados pela inflação. Projetada para durar até 2030, a estação permitiu milhares de experimentos científicos em microgravidade, muitos deles impossíveis de replicar na Terra. No entanto, estruturas envelhecem, e a NASA já havia anunciado que o fim operacional da ISS ocorreria na próxima década. A novidade é que Musk parece querer adiantar Misterios do Mundo. Cópias não são autorizadas.