Por que 3 grandes países foram deixados de fora da longa lista de tarifas do ‘Dia da Libertação’ de Donald Trump

📅 03/04/2025 👁️ 5 visualizações 🏷️ Notícias
Por que 3 grandes países foram deixados de fora da longa lista de tarifas do

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no dia 2 de abril uma extensa lista de novas tarifas comerciais que serão aplicadas contra dezenas de países ao redor do mundo. Em um pronunciamento que atraiu a atenção global, Trump exibiu placas com nomes de países e as respectivas tarifas que os Estados Unidos passarão a cobrar, alegando reequilibrar relações comerciais consideradas injustas. No entanto, três grandes países chamaram atenção justamente por estarem fora dessa lista: Rússia, Canadá e México.

A ausência da Rússia surpreendeu especialmente por conta das tensões entre os dois países, ligadas diretamente ao conflito na Ucrânia, que já ultrapassou três anos. Trump demonstrou publicamente insatisfação com o presidente russo Vladimir Putin, especialmente após a Rússia rejeitar recentes tentativas americanas de negociação para um cessar-fogo no conflito ucraniano. Apesar disso, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, esclareceu que Rússia e Belarus já estão fortemente sancionadas e não mantêm comércio significativo com os Estados Unidos, o que justifica a ausência dessas nações na nova rodada de tarifas.

Canadá e México, por outro lado, são casos especiais. Ambos os países são parceiros diretos dos Estados Unidos no tratado comercial conhecido como CUSMA (sigla em inglês para Acordo Canadá-Estados Unidos-México). Misterios do Mundo. Cópias não são autorizadas.