Estudante processa médicos após alegar ter sido ‘diagnosticada erroneamente’ com disforia de gênero e ‘encaminhada rapidamente’ para cirurgia
Em um importante caso de negligência médica apresentado no Tribunal Superior do Condado de Los Angeles, EUA, uma jovem entrou com uma ação judicial contra diversos profissionais de saúde e hospitais da Califórnia, questionando o diagnóstico e o tratamento que recebeu para disforia de gênero durante sua adolescência.
A jornada de Kaya Clementine Breen começou aos 11 anos, quando ela enfrentava dificuldades para aceitar o desenvolvimento de seu corpo feminino. Após confidenciar seus sentimentos a um conselheiro escolar, este a identificou como transgênero e informou sua avaliação aos pais.
A intervenção médica subsequente teve início quando os pais a levaram a um hospital infantil em Los Angeles, onde profissionais de saúde diagnosticaram Kaya com disforia de gênero, uma condição caracterizada por desconforto ou sofrimento quando a identidade de gênero de uma pessoa difere de seu sexo designado ao nascer.