Dono do Telegram, Pavel Durov, é preso na França

📅 24/08/2024 👁️ 1 visualizações 🏷️ Notícias
CEO do Telegram, Pavel Durov, é preso na França

Pavel Durov, o bilionário fundador e CEO do Telegram, foi supostamente preso no aeroporto de Bourget, próximo a Paris, na noite de sábado. A prisão foi relatada pelas redes de televisão francesas TF1 e BFM TV, citando fontes não identificadas, segundo a Reuters.

Durov, cuja fortuna é estimada pela Forbes em 15,5 bilhões de dólares, estava supostamente viajando em seu jato particular do Azerbaijão quando foi detido por volta das 20:00, horário local (18:00 GMT). De acordo com os relatos, as autoridades francesas haviam emitido um mandado de prisão como parte de uma investigação policial preliminar.

A investigação supostamente foca na falta de moderadores no Telegram, com a polícia considerando que essa situação permite que atividades criminosas ocorram sem restrições na plataforma de mensagens. Nem o Telegram nem as autoridades francesas responderam imediatamente aos pedidos de comentários sobre o assunto.

Fundado pelo russo Durov, o Telegram tornou-se uma das principais plataformas de mídia social do mundo, classificando-se ao lado de Facebook, YouTube, WhatsApp, Instagram, TikTok e WeChat. O aplicativo é particularmente influente na Rússia, Ucrânia e em outros países da ex-União Soviética. Atualmente, conta com 900 milhões de usuários ativos e visa alcançar um bilhão de usuários no próximo ano.

Telegram

Durov deixou a Rússia em 2014 após se recusar a cumprir as exigências do governo para fechar comunidades de oposição em sua plataforma de mídia social anterior, VK, que ele vendeu posteriormente. Ele agora reside em Dubai, onde o Telegram está sediado.

O aplicativo de mensagens ganhou destaque significativo desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022. Tornou-se a principal fonte de conteúdo não filtrado sobre a guerra e os desenvolvimentos políticos